segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Eletrodo Revestido (SMAW)- Parte 3- Princípios do Processo

O calor gerado pelo arco elétrico é usado para fundir o metal de base e a ponta de um eletrodo revestido. O eletrodo e a peça a ser soldada fazem parte de um circuito elétrico fechado, este circuito tem início em uma fonte geradora de energia (AC ou DC) e inclui cabos elétricos, um porta eletrodo, uma conexão elétrica com a peça, a própria peça a ser soldada e o eletrodo revestido. Um dos cabos elétricos provenientes da fonte de energia é conectado à peça, e o outro é conectado ao porta-eletrodo.

A soldagem pelo processo SMAW é iniciada quando um arco elétrico é aberto entre a ponta do eletrodo e a peça a ser soldada. O arco elétrico gera um calor intenso (por volta de 5000 ºC), que funde a ponta do eletrodo e a superfície da peça de trabalho próxima ao arco elétrico. Pequenos glóbulos de metal fundido são formados na ponta do eletrodo, então é transferido para a poça de fusão através do fluxo gerado pelo arco elétrico. Desta maneira, o metal de adição é depositado enquanto o eletrodo é consumido progressivamente.

A dimensão e o tipo do eletrodo definem a voltagem do arco elétrico (geralmente entre 16V e 40V) e a amperagem (geralmente entre 20A e 550A). A corrente utilizada pode ser alternada ou direta, dependendo do eletrodo utilizado.


Fonte: AWS Welding Handbook



Acima uma representação do processo SMAW. Pela figura observamos a simplicidade do sistema, uma das razões de seu sucesso na indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário